Brasil: um país de analfabetos funcionais.

Olá! Bom dia! O motivo de estar aqui a essa hora da manhã é a vergonha da situação da educação em nosso país.

Com uma taxa de 90% de alfabetizados – o que seria relativamente alto -o país tem sérios problemas com o analfabetismo funcional. Cerca de 21,6% da população sabe identificar letras, números e sentenças, escrever o próprio nome, mas não tem capacidade de interpretar textos e realizar operações matemáticas, por exemplo.

Também é considerado analfabeto funcional aquele indivíduo com mais de 15 anos e que possui escolaridade inferior a 4 anos. Porém esta definição não é muito usada e nem precisa já que, infelizmente, temos pessoas com formação no ensino superior que não sabem ler e escrever corretamente.

É complicado pensar que estamos nas mãos destes profissionais e que estes jovens serão o futuro de nossa nação.

Hoje em dia quase não se ouve mais que um aluno “bombou” na escola. Tudo isso graças a um projeto que prevê que alunos devem ser passados adiante nas séries escolares. A justificativa? Alunos que são reprovados ficam desanimados com os estudos e preferem largar as salas de aula para arrumar um trabalho.

Reprovação escolar e o desânimo dos alunos
Reprovação escolar e o desânimo dos alunos.

É certo que alguns jovens tem esta mentalidade. Mas se a situação continuar assim, passando por despercebida por alunos, pais e governo, nossos vergonhosos números da educação continuarão piorando.

Foi publicado na Folha Online em 2006, que “leitura no Brasil é uma ‘vergonha'”. Os índices no país de pessoas que tem o hábito da leitura são muito baixos. E esse fator só piora a situação, pois é do conhecimento de todos que não existe boa formação escolar sem leitura… muita leitura.

Cabe a nós tentar também reverter este quadro do cenário nacional. Aos pais, aos diretores de escolas (sejam elas particulares ou públicas – já que nas escolas particulares também existem sérios problemas), professores e claro, aos alunos que amanhã serão nossos profissionais.

As eleições estão aí, hein? Na hora de escolher seu candidato, não se esqueça de analisar suas propostas em relação a educação deste país.

P.S: Este texto é parte integrante do trabalho de Sociologia, da professora Jassiara, com o tema: Educação no Brasil: problemas e soluções.

Todos pela educação!
Esse post foi publicado em Não categorizado e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Brasil: um país de analfabetos funcionais.

  1. Não é pessimismo. Puro realismo, infelizmente. Mas por mais propostas ótimas que possamos ouvir em qualquer campanha política no Brasil, principalmente para presidente, nunca iremos tê-la por concreto.

    Pois o segredo da “boa política” dos políticos está justamente no analfabetismo funcional. Para que dar educação decente e perder os fantoches?

    Imagina o Brasil com uma população de educação exemplar e refinada? Sobraria lugar para os Aécios, Hélios, Serras e Lulas?

    Fato! Jamais teremos uma educação real.

Deixe um comentário